quarta-feira, 3 de setembro de 2014

COVELO PAIVO_REGOUFE_DRAVE 29 DE AGOSTO DE 2014


Foi tão bom regressar a Drave...

Covêlo de Paivó
Freguesia muito antiga, cujos habitantes vivem o presente de olhos postos no futuro. Apostando numa agricultura que já não é só de subsistência, mantêm o apego às tradições: desde a malha do centeio, passando pelas desfolhadas, até à matança do porco.
As principais festas e romarias são o S. Pedro, a 29 de Junho, a Festa do Senhor, no dia de Corpo de Deus, e as Festas em honra de Nossa Senhora de Fátima e de Santo António, em Maio ou Junho.

Regoufe

Do subsolo deste lugar e das montanhas que o envolvem foram extraídas e exportadas toneladas de volfrâmio, sobretudo para as forças aliadas e que serviram para o fabrico de material bélico, utilizado, em grande parte, durante a II Guerra Mundial, período durante o qual as minas foram concessionadas a empresários Ingleses que faziam a sua exploração.
Trabalharam  aqui cerca de 1000 pessoas, oriundas de Valongo, Viseu, etc.

Drave
Rodeado de altos montes, Drave é um lugar mítico. A visão que do estradão se tem do povoado lá no fundo, é surpreendente. O Solar dos Martins e a capelinha dedicada à Nossa Senhora da Saúde destacam-se do esceta dos montes, uns atrás dos outros, a recortar-se da luz do poente, é sublime. Sublime é também a perspectiva que a seguir se tem do Vale de Paivô. 
A principal festa é a Senhora da Saúde, a 15 de Agosto.




saída de covelo Paivô.

















chegada a Regoufe.
grande amigo este senhor Martins.

chegada a Drave.




a piscina olímpica de Drave.
o grupo foi ao banho.









fantástico este local até levanta mortos.





o rio está quase sem água.














bonita a calçada á saída de Drave.




A equipa

Sem comentários:

Enviar um comentário